Tendências 2020

Tendências 2020

People Analytics

Um dos fundamentos do RH 4.0, a gestão baseada em dados está em amplo crescimento é uma das grandes tendências de RH para 2020. Parte desse contexto, o People Analytics pode ser definido como um conjunto de técnicas apoiadas por ferramentas tecnológicas. Seu objetivo é levantar e analisar informações relevantes os colaboradores.

A partir desses dados, é possível extrair insights sobre o comportamento e perfil da equipe para tornar a gestão mais estratégica. E, além disso, conquistar um melhor desempenho e otimizar a experiência do colaborador.  

O People Analytics é um bom exemplo de como a tecnologia pode ser usada para colocar o capital humano no centro do processo. Com o uso de métricas, passa a ser muito mais simples determinar quais fatores fazem os colaboradores serem produtivos.

Inclusive, facilita a identificação das pessoas com maior propensão a cargos de liderança. Essa capacidade garante planos de carreira mais efetivos e permanentes.  

Uma curiosidade sobre o assunto é a sua criação. O People Analytics foi desenvolvido pelo Google, no começo dos anos 2000, para resolver demandas no processo de recrutamento. A empresa americana criou a tecnologia com foco na análise dos perfis de candidatos mais adequados à sua filosofia.

Gerenciamento de pessoas em tempo real

velocidade das tomadas de decisão é, cada dia mais, um fator determinante para a competitividade. Dessa forma, ter informações sobre os diversos aspectos que envolvem a gestão de pessoas pode ser um enorme diferencial.

Entre os exemplos de possibilidades, podemos citar:

Nos próximos anos, a tendência é que haja um aumento na demanda de agilidade para a obtenção de dados. Um bom começo é a escolha de uma ferramenta de gestão de ponto eletrônico.

Algumas dessas tecnologias podem fornecer uma série de informações valiosas sobre os colaboradores em tempo real. Com isso, os gestores de Recursos Humanos e gerentes de cada área passam a contar com o apoio de dados atualizados.

Além disso, esses sistemas podem ser integrados a uma série de outras tecnologias de gestão e Inteligência Artificial (IA). Esse conjunto de hardwares e softwares fornece ainda a capacidade de processar e interpretar uma vasta quantidade de dados.

Podemos dizer que, em 2020, uma das principais tendências de RH será a substituição de processos manuais por sistemas de automação. Aumentando a agilidade e produtividade, e garantindo ao profissional do setor uma gestão mais eficiente e precisa.

One thought on “Tendências 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Escola de RH @ Todos os Direitos Reservados Theme by 404 THEME.